segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Caipirinha, um símbolo nacional!

Muitas foram as ideias que me vieram à cabeça para homenagear o Brasil hoje.

Acabei acatando a sugestão da Vivi, do Musicalidades, minha amiga e atendimento aqui da agência.

Quer coisa mais pop e brasileira ao mesmo tempo que a nossa internacionalmente conhecida Caipirinha?!


A caipirinha nasceu no interior paulista no século 18. Naquela época, a cachaça, abundante nos vilarejos, era consumida pura por seus apreciadores, todos homens. Para não abandonar o trago quando estavam doentes, eles a teriam transformado em remédio acrescentando limão e alho - ingrediente logo desprezado. Muito tempo depois, na década de 1950, com a urbanização desses lugares, a bebida ganhou adeptos nas metrópoles e acabou ficando assim: cachaça, limão, açúcar e gelo, receita registrada como a versão clássica, com direito a decreto (nº 4.851), assinado em 2003, que tenta garantir a propriedade intelectual sobre as marcas Caipirinha e Cachaça na legislação internacional. Isso porque o sucesso do drinque atravessou fronteiras e, atualmente, figura no cardápio de coquetéis de restaurantes no mundo inteiro.


Poucos drinques contêm ingredientes que se harmonizam tão bem quanto os da caipirinha. De sabor tropical, é associada ao churrasco e à feijoada. Não é à toa, pois atua como adstringente no paladar e abre o apetite. Também faz par perfeito com petiscos. Tornou-se tão popular porque circula sem cerimônia por botecos de esquina e restaurantes sofisticados. E seu prestígio não pára de crescer: já consta na lista oficial de drinques da renomada International Bartenders Association (IBA), fundada em 1951 na Inglaterra. Assim, sirva caipirinha sem medo de errar. É bem-vinda em qualquer ocasião!


Um dos segredos da caipirinha está no uso de acessórios adequados. Alguns deles, como fôrmas de gelo charmosas, suporte para gelo de vidro e amassador especiais, ainda contribuem para deixar o drinque mais atraente.



E como nessa vida a gente segue Bebendo e Aprendendo, agora uma receita da mais tradicional forma de preparo do drinque que tem orgulho de ser brasileiro!


Caipirinha Tradicional


Ingredientes


1 limão taiti, com casca, lavado e sem as extremidades
2 colheres (sopa) de açúcar
5 cubos de gelo
50 ml de cachaça branca (prata)


Modo de preparo


Com uma faca, corte o limão ao meio e tire o miolo. Corte em fatias finas e coloque em um copo baixo e pequeno. Acrescente o açúcar e macere com um amassador. Adicione o gelo e a cachaça. Com uma colher ou bailarina, misture de baixo para cima e sirva.


Superdose, literalemente!



Um comentário:

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.