quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Drunkorexia: de Barriga Vazia e Tanque Cheio

Manorexia. Ortorexia. Diabulimia. Transtorno da compulsão alimentar periódica. Todas as palavras acima são variações dos chamados transtornos alimentares da anorexia e bulimia, e têm pipocado em blogs, na televisão e em artigos de jornais. Agora, o mais novo termo a entrar para essa perigosa lista é a "drunkorexia", expressão criada para designar uma mistura de comportamentos conflitantes: o jejum forçado ou a alimentação exagerada seguida de vômito associados ao consumo abusivo do álcool.



O Overdose Pop hoje vem dar esse alerta. É cada vez mais comum ver meninas tomando todas e não comendo nada. Ou comendo muito e forçando o vômito; bebendo muito para facilitar o vômito. Às vezes, isso passa despercebido, mas é algo que pode está acontecendo aí, com alguma amiga, na sua turma. Até a nova novela global tratará do assunto com a personagem de Bárbara Paz, que vai sofrer com a anorexia alcoólica, na trama de Manoel Carlos.



No Brasil, onde cerca de 3% a 4% das mulheres possuem algum tipo de transtorno alimentar, não há estudos sobre a drunkorexia. Já na Europa, constatou-se que o uso de álcool entre pessoas com transtornos alimentares era de 34,1% contra 26,9% entre as pessoas saudáveis. Um estudo no Canadá também indicou que, a chance de uma mulher entre 50 e 64 anos se tornar alcoólatra é seis vezes maior se ela também tiver sintomas de transtorno alimentar.



Tudo isso se associa à tendência das mulheres em desenvolver dependência ao álcool mais rapidamente do que os homens, além do fato do organismo feminino sentir mais o efeito das bebidas alcoólicas pela menor quantidade de água e maior de tecido adiposo.



Outro grande problema que o transtorno provoca é o fato da vida desregrada das celebridades, que estão cada vez mais magras e abusando cada vez mais do álcool e das drogas, passarem uma falsa sensação de glamour. Clínicas de reabilitação vivem abarrotadas de gente famosa: Britney Spears, Kirsten Dunst, Mary-Kate Olsen, Nicole Richie, Lindsay Lohan, Tara Reid, Kate Moss... A lista é longa.



A protagonista dos maiores escândalos é a cantora inglesa Amy Winehouse. Além do estrondoso sucesso da música "Rehab", Amy vive às voltas com o consumo de álcool e drogas e seu pai chegou a afirmar que ela sofre de bulimia.

Mas ainda sim, que todas estas estrelas esbanjam talento, não dá pra negar. Agora, o que não pode acontecer é querer reproduzir o estilo de vida que elas levam. Aí já é burrice.


Drunkorexia.

Dose difícil de engolir..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.