quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Deixe o seu DIA mais animado!

Ei, pops! Vocês gostam de animação?! Fazem animação?! Adora filmes animados?! Já arriscou pelo menos fazer um GIF?! Então, fique ligado: com entrada gratuita, acontece em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países, a maior mostra de curtas nacionais e internacionais simultânea do mundo!


Pelo sexto ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). O evento, que também acontecerá em Montes Claros, tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.


Em 2009 foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da
Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

Neste ano o objetivo da organização do DIA é superar a meta de 500 cidades brasileiras, proporcionando ao maior número possível de espectadores o contato com o cinema de animação realizado no Brasil e no mundo e, para isso, como no ano passado a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.


Durante a semana que antecede o evento acontecerão debates, oficinas, palestras, e mostras infantis e de deficientes auditivos e visuais em diversas cidades do país. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site.

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.


Para mais informações, assista ao VT de divulgação:



Superdose!

Um comentário:

  1. Olha que coisa! O Dia da Animação vai coincidir com a Parada Gay de Montes Claros! (acho)

    Beijo, Joo!

    P.S Agora vou fazer um "rasta" hahaha

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.