sábado, 29 de agosto de 2009

Toy Arts: colecione essa brincadeira!

Tava aqui com meu botões pensando em coisas legais para se colecionar.

Afinal, fazer coleções é algo completamente pop!

Foi então que, tentando reunir arte, contemporaneidade e diversão, cheguei no tema do post de hoje: os Toy Arts.


Os designer toys, urban vinyl, ou simplemente de toy arts são brinquedos de arte que não servem para brincar! Isso mesmo. Direcionado para pessoas com idade acima de 14 anos - especialmente adultos - tem como intuito o colecionismo ou, ainda a decoração.


Mesclando design, moda e urbanidade, artistas, designers e grafiteiros expressarem sua arte através dos toy arts, aplicando suas técnicas com temáticas geralmente infantis, baseadas em bichinhos, personagens famosos, de desenhos animados ou super-heróis. Os temas de um toy art podem ser meigos, violentos, subversivos, políticos, cômicos, criativos ou de linguagem urbana, underground, erótica, satírica, etc. O intuito do toy art é, como qualquer obra de arte, causar alguma reação em quem observa.


Qualquer material pode ser utilizado para se fazer um toy art. Os nacionais são geralmente de tecido ou plush, por serem de fácil manufatura e acesso. Já os importados costumam ser de vinil ou materiais plásticos, de processos bem mais caros e industriais. Existem também de madeira, metal, resina e até papel.



O toy art perde o caráter de brinquedo uma vez que brinquedos comuns costumam ser produzidos aos milhões e suas séries são constantemente relançadas devido ao sucesso. Um toy art sempre terá tiragem limitada, numerada ou assinada, e não será relançado - a não ser se for criada nova versão de grafismo. Brinquedos são para crianças brincarem (posteriormente, destruir ou passar adiante). Um toy art é para um adulto ou adolescente colecionar, guardar e cuidar.



A ideia nasceu no Japão, nos anos 90 mas foi impulsionada pela vendas na internet, virando febre na arte comteporânea. É muito em propagandas, brindes promocionais e agora nas ruas, visto que estão por toda parte grafitados e em muros pela cidade, a toy art é uma novidade que ainda está se alastrando. Então, aguarde que vem muito mais por aí...


Superdose!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.