quarta-feira, 15 de julho de 2009

Filme [003]: Duplicidade

Fui ao cinema ontem. Cheguei até a twittar perguntando qual dos filmes em cartaz deveria assistir. Fiquei entre Transformers 2, que não vi até hoje, Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, uma comediazinha romântica com Matthew McConaughey e Jennifer Garner e Duplicidade.

Assisti o último. Acertei em cheio!



Desde Closer - Perto Demais, Julia Roberts e Clive Owen não contracenavam juntos e, brilhantemente, a dupla que antes tinha diálogos carregados de conflito dramático, agora transmite uma interação muito mais leve, sexy e cheia de segundas intenções.


Duplicidade (Duplicity, 2009) tem qualidades de comédia romântica e filme de suspense e espionagem, tudo embalado com a malandragem de uma trama de golpistas a la Onze Homens e um Segredo.


Claire Stenwick (Roberts) e Ray Koval (Owen) são ex-agentes, ela da CIA e ele do MI6, que deixaram seus antigos empregos para lucrar com a guerra fria existente entre duas corporações rivais. O objetivo de ambos é encontrar a fórmula de um produto, que renderá uma fortuna a quem patenteá-lo antes. Para tanto eles buscam sempre enganar o outro, usando todos os truques possíveis.


A narrativa salta no tempo com flashbacks que se aproximam cada vez mais do presente, complicando a história mais e mais. Como pode um diálogo que acabou de acontecer ter ocorrido de forma exatamente igual meses antes? (O único casal no cinema, fora eu e meu namorado, desistiu de entender e foi embora.)


Quando começamos a acreditar que estamos entendendo a estrutura por trás do filme: TCHARAM!!!


Surpreendente.


Superdose!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.