Gente! Hoje vou dividir com vocês uma intenção minha. Faz algumas semanas que estou pensando muito em voltar paras as minhas produções científicas.
Decidi então que minha meta, até o final do ano, é escrever um artigo bem f#$% e publicar em algum periódico acadêmico mais f@&*$ ainda! Por pura realização pessoal e profissional, claro! =D
O tema eu já escolhi: usando das teorias da Análise do Discurso e até da Semiótica, vou analisar o enunciado publicitário em anúncios all-type! Perfeito, não?!
Não sabe o que é all-type?! Eu explico. All-types são anúncios publicitários que não apresentam imagens, somente letras, ou tipos – por isso all type.
Se o objetivo básico desse tipo de anúncio é a transmissão direta de uma mensagem, utilizando apenas palavras, a forma como essas palavras são dispostas é que fará toda a diferença! Além de uma mega-hiper-ultra texto, né?!
É por isso que o total entrosamento entre o diretor de arte e o redator é primordial para a construção de um all-type.
Mas vamos deixar a parte técnica de lado e vamos ao que interessa.
O uso dos nomes “Romeu e Julieta” juntos se tornou tão ordinário, que não é necessário nenhum recurso imagético para a compreensão desse anúncio da Ortobom.
Anúncios de oportunidade: o da Aspirina, no dia das mães, o da Tramontina, no Campeonato Mundial Interclubes de 2006, conquistado pelo Internacional. Frases bem elaboradas que geram humor e transmitem a proposta do produto.
Simples, direto e a prefeita compreensão da mensagem. Anúncio da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas.
Uma mesma palavra pode ter vários sentidos. Escrever bem é brincar com eles no contexto que você quer! Palmas para esse anúncio da Rolex!
Bem gente, aqui é só uma palhinha.. Quando eu publicar meu artigo, eu falo mais sobre ele aqui pra vocês!
Publicidade, palavras e Letras.. meu mundo é:
Superdose!
Sou do tempo em que uma imagem não vale mais do que 1000 palavras! Nada melhor do que um bom texto para realmente se fazer entender!
ResponderExcluirAhh...Genial!! Queria eu ter ideias assim!! Hahaha
ResponderExcluirPs: Definitivamente, a palavra tem poder!
romeu comedor!!!
ResponderExcluirôôô jullie... eu tendo que arrumar casa e vc me entretendo com esse blog! meu Deus...
ResponderExcluirEstava navegando na internet fazendo algumas pesquisas, pois tenho que produzir uma campanha publicitaria e estava querendo fazer a partir desse conceito de all type, e me deparei com esse blog. Muito bom gostei demais.
ResponderExcluirSou estudante de Artes Visuais e ainda nao sei que rumo seguir, estou me aprofundando nas coisas pra descobrir. Um abraço.
Vitor Hugo
Olá, Vitor. Que bom que gostou! Volte mais vezes, temos sempre alguma novidade sobre publicidade, design, fotografia.. Continue pesquisando sempre!
ResponderExcluirUm pop beijo!