terça-feira, 2 de junho de 2009

All-type: a palavra tem poder!

Gente! Hoje vou dividir com vocês uma intenção minha. Faz algumas semanas que estou pensando muito em voltar paras as minhas produções científicas.

Decidi então que minha meta, até o final do ano, é escrever um artigo bem f#$% e publicar em algum periódico acadêmico mais f@&*$ ainda! Por pura realização pessoal e profissional, claro! =D

O tema eu já escolhi: usando das teorias da Análise do Discurso e até da Semiótica, vou analisar o enunciado publicitário em anúncios all-type! Perfeito, não?!

Não sabe o que é all-type?! Eu explico. All-types são anúncios publicitários que não apresentam imagens, somente letras, ou tipos – por isso all type.

Se o objetivo básico desse tipo de anúncio é a transmissão direta de uma mensagem, utilizando apenas palavras, a forma como essas palavras são dispostas é que fará toda a diferença! Além de uma mega-hiper-ultra texto, né?!

É por isso que o total entrosamento entre o diretor de arte e o redator é primordial para a construção de um all-type.

Mas vamos deixar a parte técnica de lado e vamos ao que interessa.

Separei para vocês alguns bons anúncios all-type em português. Divirtam-se!

O uso dos nomes “Romeu e Julieta” juntos se tornou tão ordinário, que não é necessário nenhum recurso imagético para a compreensão desse anúncio da Ortobom.

Anúncios de oportunidade: o da Aspirina, no dia das mães, o da Tramontina, no Campeonato Mundial Interclubes de 2006, conquistado pelo Internacional. Frases bem elaboradas que geram humor e transmitem a proposta do produto.




O bom uso das cores juntamente com o texto retoma com maestria a proposta do produto, dialoga com o texto e o completa. No primeiro, uma TV da Samsung; no segundo o Grupo Reicon, no combate ao fumo.

Simples, direto e a prefeita compreensão da mensagem. Anúncio da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas.

Uma mesma palavra pode ter vários sentidos. Escrever bem é brincar com eles no contexto que você quer! Palmas para esse anúncio da Rolex!

Bem gente, aqui é só uma palhinha.. Quando eu publicar meu artigo, eu falo mais sobre ele aqui pra vocês!

Publicidade, palavras e Letras.. meu mundo é:

Superdose!

6 comentários:

  1. Sou do tempo em que uma imagem não vale mais do que 1000 palavras! Nada melhor do que um bom texto para realmente se fazer entender!

    ResponderExcluir
  2. Ahh...Genial!! Queria eu ter ideias assim!! Hahaha

    Ps: Definitivamente, a palavra tem poder!

    ResponderExcluir
  3. ôôô jullie... eu tendo que arrumar casa e vc me entretendo com esse blog! meu Deus...

    ResponderExcluir
  4. Estava navegando na internet fazendo algumas pesquisas, pois tenho que produzir uma campanha publicitaria e estava querendo fazer a partir desse conceito de all type, e me deparei com esse blog. Muito bom gostei demais.
    Sou estudante de Artes Visuais e ainda nao sei que rumo seguir, estou me aprofundando nas coisas pra descobrir. Um abraço.
    Vitor Hugo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vitor. Que bom que gostou! Volte mais vezes, temos sempre alguma novidade sobre publicidade, design, fotografia.. Continue pesquisando sempre!
    Um pop beijo!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.