domingo, 31 de julho de 2011

Maquiagem Precoce e a Adultização Infantil



Olá, pop’s!

Hoje vou maquiar um pessoal para um editorial de uma marca de camisetas aqui da minha cidade: a Nave Estamparia. Entre os modelos, uma garotinha de dois anos será maquiada. Na verdade, a maquiagem nela será algo lúdico, talvez com desenhos e muito brilho, mas a idéia de maquiar uma criança me fez pensar um pouco sobre a adultização infantil, o interesse cada vez precoce por maquiagem e os bizarros concursos de beleza mirim.


A minha primeira aflição foi: “Será se meus produtos não farão mal à pele sensível dela?”. Muitos dermatologistas alertam para o uso de produtos específicos para o público infantil, pois é trata-se de peles muito finas e absorvem em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem, podendo causar alergias. Os especialistas ainda aconselham que o ato de pintar o próprio rosto não deve passar de uma brincadeira, não sendo levado a sério.


O problema é que tem pai e mãe que levam esse negócio de beleza MUITO a sério. Quem nunca olhou para esses concursos de pequenas misses e achou estranho garotinhas tão novinhas com cara de mulher adulta? A bizarrice desses concursos assustam.


Elas fazem luzes no cabelo, usam sombra, batom, delineador, rímel e até base. Até cílios postiços! A pele da criança já é tão lisinha e uniforme, os cílios são longos e os olhos brilhantes. Não há porquê em abusar tanto de maquiagem assim. Sem contar os dentes postiços para esconder a troca de dentes comum da idade, que gera sorrisos tão falsos na garotinhas..  


Fica a reflexão: até que ponto expor uma criança a todo este “espetáculo” pode ser considerado saudável?


Se você ainda não acredita até que ponto essa coisa de produzir uma criança para um concurso de beleza vai, assista ao vídeo abaixo, onde mostra a preparação da pequena Natália Stangherlin, eleita duas vezes Miss Mundo Mirim.


Dose difícil de engolir...

3 comentários:

  1. Primeiro gostaria de dizer que seu blog é extremamente interessante,já que foge a regra dos demais blogs de conteúdo fashion pop.Adoro os posts sobre maquiagem,são simplesmente demais!!!Com relação a maquiagem infantil,sou contra...esses pais não têem ideia do que eles fazem com as próprias filhas?Crianças devem ser o mais natural possível!Bem é claro que se por ventura elas exerçam a profissão de modelo,a maquiagem é aceitável(em doses homeopáticas),até porque hoje tanto nos editorias de moda ou na televisão as crianças aparecem bem naturais,além do mais existem recursos,programas de computador que tratam a imagem de modo que a criança nem precise ser maquiada.
    Parabéns pelo blog!Esperarei ansciosamente por new posts!!!
    Bjus Joo

    ResponderExcluir
  2. Na boa? Parecem a noiva do Chuck! >D

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa é brincar com as maquiagens da mãe, isso aí já é doença! A obrigação de toda criança é se divertir, não se vestir como um palhaço!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.