quinta-feira, 28 de maio de 2009

Origami: mil e uma utilidades!

Hoje eu estava sem muita inspiração sobre o que postar. Daí eu fiquei pensando, pensando, pensando: “Meu blog é sobre coisas legais. O que é legal?!”

Como mágica, a primeira coisa que passou na minha cabeça foi ORIGAMI.

Tem coisa mais legal?! Dar asas à imaginação, a partir da arte japonesa de dobrar um pequeno pedaço de papel!


O meu avô, Vovô Vavá, tinha esse hobby. Tinhas muitos livros que ensinavam diversos tipos de origami. Uma vez ele fez um presépio inteirinho de papel dobrado. Eu era criança, achava uma graça! Aprendi com ele a fazer a garça, o tsuru.


Mais tarde, descobri que, segundo a cultura japonesa, aquele que fizesse mil origamis de tsuru teria um pedido realizado. Eu nunca dei bola pra isso, mas já fiz vários! Móbiles, cortinas, enfeites de todos os tipos, com panfleto, post-it, papel de bala.. Queria ter contado. Será se já posso fazer meu pedido?! =D

O tsuru é bem simples, olha só:


Além da utilidade ocupacional, decorativa e mística para realizar pedidos, o origami tem muitas outras utilidades! Olha só que bacana esse anúncio:



A divulgação ocorreu na revista Recreio, voltada para o público infanto-juvenil, e o produto era o chiclete Big Bubble da Arcor. Excelente alternativa para mídia revista, utilizando o origami, não é mesmo?!


Agora, se você pelejou tentando fazer o tsuru com o passo-a-passo acima, vou dar uma colher de chá! =D


 


Invente mais uma utilidade para o origami e mande pra mim!

Superdose!


9 comentários:

  1. Joo.... Acabei de descobrir que não tenho um pingo de coordenação motora!! Huahuahuahuaha
    Meu Tsuru mais parece um urubuzinho mal nascido!!
    Huahuahuahuahuaha!!
    Pelo menos sei fazer barquinho de papel...

    Um Bjoolie pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Moça apaixona que sou, tentei fazer um coração uma vez. Consegui... um quadradro! hahaha
    Aqui no trampo não dá pra acessar youtube, mas vou tentar mais tarde em casa.
    Quando criança, meu pai me ensinou fazer barquinho, mas hoje, vixi, não sei pra onde vai mais. Se o seu amigo aí acima, que sabe fazer barquinho, conseguiu um urubuzinho mal nascido, acho que o meu nem vai sair do ovo hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. caralho!
    Como faz a flor q ta junto do Tsuru na foto?!
    xD
    Agora fiquei curioso!

    ResponderExcluir
  4. Procura por "origami modular" no google! =D

    ResponderExcluir
  5. meu irmao AMA origami, ja tentei aprender tb, mas so consigo fazer copiando ele, mas ele eh capaz de lembrar as dobras de cor! mandei um kit p ele daqui dos eua, pq tadinho, fazia cm folha chamex, rsrs =)

    ResponderExcluir
  6. Eu já fiz mais de mil tsurus com certeza. Mil eu fiz há um tempo, comprei o kit de 1000 papeizinhos e fiz todos. Desde então faço tsuru até em papel de bala.

    Minha irmã é origamista e foi com ela que eu aprendi. Ela faz coisas lindas! :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. eu aprendi fazer tsuru, tmb né, pudera, fiz uns 800, era uma cortina p um casamento, foi muito legal, gosto de aprender coisas novas, sou a fran do pr, adorei vou tentar outros, ah sei fazer camiseta tmb. bjs

    ResponderExcluir
  8. noossa é mto difícil fazer um tsuru, tentei tentei , e ainda não consegui, mas vou continuar persistindo, e vou chegar láa!! :)

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.