quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um mito, um conceito, uma religião!

Desde quando o blog ainda era uma ideia, que eu já pensava em escreve sobre a história da publicidade. Mas, fazendo minhas pesquisas por aí, descobrir que é impossível falar sobre essa história sem falar da maior marca de todos os tempos: a Coca-Cola.

É tão interessante, que eu cheguei a deixar a publicidade de lado, para falar da construção da imgem que se fez em torno da bebida.


Um mito!

E se é para falar em datas, no dia 08 de maio de 1886, foi vendido o primeiro vidro.

Tudo começou com o farmacêutico Dr. John Styth Pemberton, tentando criar um remédio para dor de cabeça misturando ingredientes num tacho de latão no fundo de seu quintal. Logo, a "Jacob's Pharmacy" vendia a 5 centavos um xarope de solução caramelada e colorida, misturada com água, para curar "todos os males da alma e do corpo”.


Logo virou febre! Toda indisposição era tratada com Coca-Cola.

O Dr. John e o Sr. Frank M. Robinson associaram-se e criaram o logotipo da marca, patentearam o produto e o nome. Frank M. Robinson sugeriu a nome Coca-Cola, juntando os dois ingredientes chave do produto e desenhou as letras naquele estilo cursivo único que se mantém até hoje.

Nascia assim a marca Coca-Cola, que foi impressa pela primeira vez em um fundo preto com letras vermelhas. Surgia também nessa época, através do visionário Dr. Pemberton, o primeiro slogan da Coca-Cola: "Beba Coca-Cola". Posteriormente o logotipo oficial passou para letras bege em fundo azul e depois para letras brancas em fundo vermelho.


Em 1886, as vendas alcançavam 9 vidros/dia. A venda total desse primeiro ano foi

de apenas 94 litros de xarope e Pemberton lucrou 50 dólares, mas gastou 74 dólares em

publicidade. Esse era o segredo. A Coca-Cola sempre anunciou o seu produto, fazendo da marca o mais bem sucedido exemplo de estratégia de marketing da humanidade.

Em 1891, o Dr. Pemberton enfrentou dificuldades de saúde e vendeu sua famosa e secreta fórmula junto com toda a empresa para um outro farmacêutico, Asa G. Candller, que assim, adquiriu os direitos para criar a "The Coca-Cola Company".

O cara teve a manha de comprar a a maior marca do mundo por apenas 2.300 dólares!


Com a popularidade do produto crescendo, as pessoas não queriam mais ter que adoecer para tomar Coca-Cola. Os prórprios donos das farmácias alertaram que parassem de associar Coca-Cola a remédio e sim a uma bebida refrescante e deliciosa.

E assim feito, passaram a surgir imitadores como a Pepsi-Cola, a Ola e a Koca-Kola e a companhia decidiu que deveria ter uma garrafa que a diferenciasse das outras. Surgia o design genial, reconhecido “até de olhos fechados” da garrafa que conhecemos hoje. A forma acinturada, lembrava as saias das mulheres da época.

Por falar em mulheres, foi nesse tempo que os anúncios de coca-cola passaram a utilizar belas mulheres para seus anúncios. Já era o início da elaboração de um conceito: bela mulheres bebem Coca-Cola. Um bom motivo para homens sedentos e mulheres ganhando espaço no mercado consumirem.




Posteriormente, com uma rede de destribuição impecável, uma consciência efetiva de publicidade, a Coca-Cola conseguiu atravessar todas as fronteiras de idiomas, religiões e culturas, evoluindo em seu visual mantendo a tradição de quase dois séculos de sabor e qualidade.


O conceito: hoje, mais do que um refrigerante, Coca-Cola se transformou em um estilo de vida.

"Coca-Cola dá mais vida"

"Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."

"Coca-Cola é isso aí"

"Emoção pra valer!"

"Sempre Coca-Cola"

"Curta"

"Gostoso é viver"

"Essa é a real"

"Viva o que é bom"

"O lado Coca-Cola da vida"

Explícito nos slogans estão a ideia de que tomar Coca-Cola se tornou tão natural no nosso dia-a-dia que é raro e estranho ouvir alguém dizer que não gosta do refrigerante. É um hábito. Um desejo. Uma algria em família. Uma farra entre amigos.

A Coca-Cola conseguiu ao longo dos anos, fazer com que associemos os boms momentos da vida ao consumir Coca-Cola.


Essa é a lógica do consumo. O que eles vendem não é um produto e sim uma imagem.

E é essa a imgem que faz da Coca-Cola esse mito universal.

Quase uma religião.


Superdose. Bem gelada!

E para todos..


6 comentários:

  1. Mas eu prefiro Itubaína.. HiHiHi..

    E a coca zero é óóótima!
    =**

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  2. EEEEEE..tá indo na aula hein!..

    :P

    asheuashea

    adooooro..

    beijomeliga!

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  3. Amo Coca-Cola, minha esposa e eu consumimos 16 litros por mês no mínimo, mas, mais que um produto, uma bebida, coca-Cola tornou-se a muito custo, investimento e propaganda um conceito, um estilo de vida. por isso digo e repito: "Sempre Coca-cola!"

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  4. Achou pouco $2.300? Então pegue na biblioteca do Pitágoras um livro que chama "Sem Logo" (pra mim, um dos melhores da nossa área)... Aí vc vai descobrir que a logomarca da Nike foi feita por uma mulher, durante um concurso realizado numa faculdade, e comprada por $30!!! É assim.. Por isso que pecado é não pensar grande. Quem diria que Nike e Coca-cola seriam o que são hoje?! Ou que o Google subiria mais de 30 posições no ranking das marcas mais valiosas do mundo em 1 ano? Por essas e por outras que publicidade é uma coisa tão mágica. =)

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  5. tem psicologia demais nisso...

    se eu fizer gestalt [que é uma corrente da psicologia que trabalha com percepção] daí, podemos virar sócias, hã hã?
    =P

    [vendendo o jabá!]

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  6. Ei Jullie! tô de entrona aqui no seu blog, pois vi o link no blog do Livio e achei seus posts muito fofos! O Rodrigo (devoto)já tinha me falado a respeito, mas ainda não tinha tido tempo de entrar. Visita o meu lá e seja bem vinda a participar! http://minhafamliaeoutrosanimais.blogspot.com/ Grande beijo! Dani (esposa do Rodrigo! rsrsrssss)

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