Desde quando o blog ainda era uma ideia, que eu já pensava em escreve sobre a história da publicidade. Mas, fazendo minhas pesquisas por aí, descobrir que é impossível falar sobre essa história sem falar da maior marca de todos os tempos: a Coca-Cola.
Um mito!
E se é para falar em datas, no dia 08 de maio de 1886, foi vendido o primeiro vidro.
Tudo começou com o farmacêutico Dr. John Styth Pemberton, tentando criar um remédio para dor de cabeça misturando ingredientes num tacho de latão no fundo de seu quintal. Logo, a "Jacob's Pharmacy" vendia a 5 centavos um xarope de solução caramelada e colorida, misturada com água, para curar "todos os males da alma e do corpo”.
Logo virou febre! Toda indisposição era tratada com Coca-Cola.
Nascia assim a marca Coca-Cola, que foi impressa pela primeira vez em um fundo preto com letras vermelhas. Surgia também nessa época, através do visionário Dr. Pemberton, o primeiro slogan da Coca-Cola: "Beba Coca-Cola". Posteriormente o logotipo oficial passou para letras bege em fundo azul e depois para letras brancas em fundo vermelho.
Em 1886, as vendas alcançavam 9 vidros/dia. A venda total desse primeiro ano foi
de apenas 94 litros de xarope e Pemberton lucrou 50 dólares, mas gastou 74 dólares em
publicidade. Esse era o segredo. A Coca-Cola sempre anunciou o seu produto, fazendo da marca o mais bem sucedido exemplo de estratégia de marketing da humanidade.
Em 1891, o Dr. Pemberton enfrentou dificuldades de saúde e vendeu sua famosa e secreta fórmula junto com toda a empresa para um outro farmacêutico, Asa G. Candller, que assim, adquiriu os direitos para criar a "The Coca-Cola Company".
O cara teve a manha de comprar a a maior marca do mundo por apenas 2.300 dólares!
Com a popularidade do produto crescendo, as pessoas não queriam mais ter que adoecer para tomar Coca-Cola. Os prórprios donos das farmácias alertaram que parassem de associar Coca-Cola a remédio e sim a uma bebida refrescante e deliciosa.
Por falar em mulheres, foi nesse tempo que os anúncios de coca-cola passaram a utilizar belas mulheres para seus anúncios. Já era o início da elaboração de um conceito: bela mulheres bebem Coca-Cola. Um bom motivo para homens sedentos e mulheres ganhando espaço no mercado consumirem.
Posteriormente, com uma rede de destribuição impecável, uma consciência efetiva de publicidade, a Coca-Cola conseguiu atravessar todas as fronteiras de idiomas, religiões e culturas, evoluindo em seu visual mantendo a tradição de quase dois séculos de sabor e qualidade.
O conceito: hoje, mais do que um refrigerante, Coca-Cola se transformou em um estilo de vida.
"Coca-Cola dá mais vida"
"Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."
"Coca-Cola é isso aí"
"Emoção pra valer!"
"Sempre Coca-Cola"
"Curta"
"Gostoso é viver"
"Essa é a real"
"Viva o que é bom"
"O lado Coca-Cola da vida"
Explícito nos slogans estão a ideia de que tomar Coca-Cola se tornou tão natural no nosso dia-a-dia que é raro e estranho ouvir alguém dizer que não gosta do refrigerante. É um hábito. Um desejo. Uma algria em família. Uma farra entre amigos.
A Coca-Cola conseguiu ao longo dos anos, fazer com que associemos os boms momentos da vida ao consumir Coca-Cola.
Essa é a lógica do consumo. O que eles vendem não é um produto e sim uma imagem.
E é essa a imgem que faz da Coca-Cola esse mito universal.
Quase uma religião.
Superdose. Bem gelada!
E para todos..
Mas eu prefiro Itubaína.. HiHiHi..
ResponderExcluirE a coca zero é óóótima!
=**
EEEEEE..tá indo na aula hein!..
ResponderExcluir:P
asheuashea
adooooro..
beijomeliga!
Amo Coca-Cola, minha esposa e eu consumimos 16 litros por mês no mínimo, mas, mais que um produto, uma bebida, coca-Cola tornou-se a muito custo, investimento e propaganda um conceito, um estilo de vida. por isso digo e repito: "Sempre Coca-cola!"
ResponderExcluirAchou pouco $2.300? Então pegue na biblioteca do Pitágoras um livro que chama "Sem Logo" (pra mim, um dos melhores da nossa área)... Aí vc vai descobrir que a logomarca da Nike foi feita por uma mulher, durante um concurso realizado numa faculdade, e comprada por $30!!! É assim.. Por isso que pecado é não pensar grande. Quem diria que Nike e Coca-cola seriam o que são hoje?! Ou que o Google subiria mais de 30 posições no ranking das marcas mais valiosas do mundo em 1 ano? Por essas e por outras que publicidade é uma coisa tão mágica. =)
ResponderExcluirtem psicologia demais nisso...
ResponderExcluirse eu fizer gestalt [que é uma corrente da psicologia que trabalha com percepção] daí, podemos virar sócias, hã hã?
=P
[vendendo o jabá!]
Ei Jullie! tô de entrona aqui no seu blog, pois vi o link no blog do Livio e achei seus posts muito fofos! O Rodrigo (devoto)já tinha me falado a respeito, mas ainda não tinha tido tempo de entrar. Visita o meu lá e seja bem vinda a participar! http://minhafamliaeoutrosanimais.blogspot.com/ Grande beijo! Dani (esposa do Rodrigo! rsrsrssss)
ResponderExcluir