sábado, 22 de janeiro de 2011

Cofre de Porquinho

Olá, pop’s!

Cá estou aqui, nesta manhã de sábado, olhando para o nada, pensando em algo legal para mostrar para vocês, quando entra no meu campo de visão o meu porquinho. É, meu cofre de porquinho de gesso bege que usa óculos amarelos. (Vou ficar devendo a foto.)

Há alguns dias finalmente decidi juntar moedinhas nele e ele “engordou” bastante. Fazia bastante tempo que o tinha, mas nunca havia conseguido realmente juntar dinheiro nele. (Eu acabei descobrindo um modo de retirar as moedas dele sem quebrar.. =P)
Porquinhos para a economia dos apaixonados!
 
Mas voltando a essa manhã, olhando pra ele eu pensei: “por que cofrinhos de moedas são porquinhos?!”. E lá estava eu perguntando ao São Google. Vou contar as histórias que achei na internet, ilustrando com cofrinhos legais para vocês. Acompanhem!

Para ficar rico como a realeza!

 
Dois em um: cofrinho e despertador
Uma das possíveis origens do porquinho para guardar moedas vem de um lugarejo chamado Pigger, na Inglaterra da Idade Média, onde havia uma argila cerâmica da qual as pessoas faziam suas vasilhas de uso doméstico, como jarros e potes. Com a popularização da moeda em metal, essas ganharam um pote de barro como recipiente doméstico, um ancestral do cofre. Da mistura, “argila”, “cofre”, “Pigger”, e daquelas provaveis confusões com a língua, algum oleiro talvez tenha feito esse cofrinho no formato de porco: “pig” em inglês.

Porquinho sustentável

Para casos de emergência
Outra história diz que a invenção de usar o porquinho como cofre (designado vulgarmente como porquinho-mealheiro) é atribuída ao engenheiro francês Sebastian la Pestre, do século XVII. Por esta versão, Pestre teria calculado que em dez anos uma porca pode produzir seis milhões de filhotes e concluiu que este animal representaria bem a idéia de economizar. O dinheiro é de natureza procriativa. Pelo raciocínio de Pestre, a simbologia do “cofre de porquinho”, assim surge: quem mata uma porca prenhe destrói toda uma prole até a milésima geração.

 Para forçar a gente a engordar o porco!

Para não perder a conta..
Outra lenda diz que no século XVIII, as pessoas guardavam moedas em potes feitos com uma argila chamada pygg. Certa vez, um ceramista não muito familiarizado com o assunto recebeu uma encomenda de algumas peças deste material e imaginou que o cliente queria compartimentos com aparência de pig (porco, em inglês). 


Para quem tem dificuldade de guardar. ;D
 
As histórias eu encontrei no Trivial, blog do Clube Amigos das Letras.

Enfim, por uma dessas formas, nasceram os cofres em forma de porquinhos, hoje tradicionais em todo o mundo. Escolha o seu e fique rico!

UPDATE!

Ganhei minha câmera digital, gente! Taí meu porquinho:
 
 
Superdose!

7 comentários:

  1. Eu adoooro cofrinhos, tenho 2 porquinhos de porcelana bem lindinhos.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive vários no formato "porquinho" (costumava ganhar de presente)
    até que descobri que minhas irmãs arrumavam um jeito de retirar as moedas e eu não conseguia encher ele nunca!! hahaha
    Hoje tenho um no formato "cofre" com senha e tudo que ganhei de niver a uns 5 anos atrás.
    Para nós capricornianos cofres são objetos essenciais!! hehehe
    Ótima Dose!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Inclusive, cofrinhos são presentes bem criativos. Estava no objetoludico.com.br (que você PRECISA visitar) e vi mais um que é bem bacana: http://verd.in/jt6

    A parte RETRÔ é uma graça:
    http://verd.in/bg5

    E a parte COZINHA sem dúvida é a que eu mais gosto: http://verd.in/ykg

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. AAaaaah que fofura esse post, acho lindo porquinho bem rosinhas e redondinhos, então o primeiro seria perfeito para mim, mas eu gostei tb do de dois compartimentos e do sustentável!!

    ResponderExcluir
  5. Adoooooooro cofre de porquinhos!! Já tive dois: o Kevin e o Nick. Poupei até o último espaço e depois quebrei sem dó hahaha Deu pra juntar uma boa grana. Como o Kevin, Mateus e eu fizemos uma viagem (pagamos passagens, hospedagem, alimentação e lazer só com as moedas dos porco!!!) e com o Nick paguei meu diploma na Unimontes e comprei um presente pro boy! =D Agora to querendo mais um, quem sabe o... Brian!! hahaha (deu uma sacada nos nomes? :P)
    Beijo, Joo!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa.. O meu não tem nome.. =/
    Como ele usa óculos estilosos, vou chamá-lo de A.J.
    Que tal?!
    Hahahahaha

    ResponderExcluir
  7. desejos e promessoas pro ano novo...eu ñ consigo cumprir!!!!

    >>>criticabyme.blogspot.com

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.