quarta-feira, 24 de junho de 2009

Perfumes: saiba a diferença!


Nunca gostei muito de perfume. Sempre usei colônias fracas e fresquinhas só pra não ficar só com cheirinho de sabonete e creme hidratante mesmo.

Mas depois de mais de sete anos usando o mesmo perfume, percebi o valor que ele tem.

Eu usava o Madeira em Flor da Linha Ekos da Natura.

Uma colega da faculdade de Letras que vendia Natura, uma vez chegou com pequenas amostrinhas dos perfumes na sala. Quando uma amiga abriu o frasquinho do Madeira em Flor, rapidamente olhou pra mim e disse “Esse é o cheiro de Jullie!”

Nesse dia percebi que cheiro marca. E muito.

Meu atual perfume também é importante. Além de uma boa história, o meu Christian Lacroix Absynthe, da perfumaria de Luxo da Avon é um eau de parfum.


Isso quer dizer que ele tem uma concentração de compostos aromáticos diferentes da colônia que usava antes.

A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos no solvente que compõe o perfume, em geral água ou etanol.


Parfum: 20% a 40% de compostos aromáticos

Eau de parfum: 10% a 20% de compostos aromáticos

Eau de toilette: 5% a 10% de compostos aromáticos

Eau de cologne (ou água de colônia): 2% a 5% de compostos aromáticos


Legal, né?! Se você não sabia, agora já sabe. Entre seus perfumes, dificilmente você terá um perfume de verdade. A maioria é eau de parfum ou eau de toilette.

Para você ter uma ideia, os perfumes franceses são os parfuns mais famosos do mundo. Os três únicos eaus de perfum da O Boticário são o masculino Zaad, os femininos Lily Essence e Sensuelle Essence, todos os outros são colônias.

Percebe a diferença?!



Eu particularmente, com certeza teria um ataque alérgico se usasse um parfum.

Mas se você deseja ter um cherinho marcante, que dure horas na pele, vale a pena investir um dinheirinho a mais em um parfum de verdade.


Superdose!

2 comentários:

ATENÇÃO!

O Overdose Pop é um blog de assuntos diversos. As informações neste site podem ou não ser verídicas, uma vez que são reportadas. Não oferecemos garantia de veracidade de nenhuma informação.

Todas as imagens que aparecem no site são originárias de sites externos e o Overdose Pop não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Overdose Pop, favor entre em contato e ela será prontamente removida.